Responsável Técnico - Dr. Laércio Braz Ghisi

Cirurgia refrativa a laser: A sua visão além dos óculos e lentes de contato

Todos os nossos sentidos são importantes e cada um tem o seu valor. Porém, a visão é um dos sentidos mais nobres do homem: nossos olhos são “janelas” para o mundo. Com igual nitidez e num “piscar de olhos” conseguimos ler pequenas letras de um livro e, ao mesmo tempo, apreciamos paisagens e objetos bem mais afastados. Tudo isso, graças ao fenomenal sistema de funcionamento do olho humano que tem a capacidade de acomodar o nosso foco de visão para qualquer distância, de uma forma instantânea e eficaz. 

Mas existem os chamados “erros de refração”, que são a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia, que fazem com que milhares de pessoas fiquem dependentes de óculos ou lentes de contato para que tenham uma boa acuidade visual. 

Num indivíduo com visão normal, os raios de luz focalizam-se exatamente na retina, resultando numa visão nítida. Na miopia, os raios de luz focalizam-se antes da retina, tornando a visão à distância fora de foco. Na hipermetropia, os raios de luz focalizam-se atrás da retina. A visão para perto e, muitas vezes, à distância torna-se desfocada. No astigmatismo, a imagem forma-se em diversos pontos, tornando-se desfocada e distorcida. O astigmatismo pode ainda ocorrer simultaneamente com a miopia ou com a hipermetropia. 

Qual é a contribuição do Laser?

A correção visual a laser aplica-se à maioria das pessoas que tem miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo. O laser é um feixe de luz que esculpe a córnea fazendo com que os raios de luz que formam a imagem incidam mais diretamente sobre a retina, eliminando ou reduzindo os erros de refração. 

Além da indicação para a correção da miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo, o laser também pode trazer benefícios ao présbita (aquele indivíduo que apresenta dificuldade visual para perto e que ocorre normalmente após os 40 anos de idade), pois ao eliminar o uso de lentes corretoras para longe, poderá necessitar de óculos de baixo grau, apenas para perto. 

A técnica do LASIK ( Laser in Situ Keratomileusis), apresenta vantagens sobre outras técnicas, porque a luz do Laser atua sob a camada protetora da córnea. Por isso, há menores riscos na cicatrização, a superfície a cicatrizar é menor, além de haver menor desconforto pós-operatório, menor necessidade de medicação e a visão voltar mais rapidamente. 

Os modernos sistemas de laser incluem um “eye tracker” ativo que monitora a posição do olho, corrigindo assim, com muita precisão, a incidência do laser sobre a córnea. Tais sistemas dispõem ainda de cirurgias “personalizadas”, onde é realizado um detalhado mapeamento da superfície da córnea. Com isso, consegue-se uma abordagem cirúrgica específica, mais precisa e eficaz, principalmente para os casos de córneas mais irregulares e que em outras situações poderiam até contraindicar o tratamento. 

Para se candidatar à cirurgia, o indivíduo deve ter idade mínima de 18 anos, olhos sadios, erros de refração estabilizados, apresentar miopia, astigmatismo e hipermetropia. O primeiro passo é marcar uma consulta para que o oftalmologista avalie o erro refrativo e a saúde dos seus olhos, e o manterá a par dos avanços, benefícios e riscos da cirurgia. 

 

Referências 

Escrito por: Dr Laércio  Braz Ghisi oftalmologista – CRM/SC 1707

 

About the author

Agende uma consulta!

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Fique tranquilo (a), ligaremos apenas para confirmar o dia e o horário.

SE PREFERIR, LIGUE PRA GENTE! 48 - 3222.8112
Agende sua consulta ou exames pelo Whatsapp 48 9 9629 9112 - Inicie um atendimento aqui!